Principais características da decoração rústica

A decoração rústica tem ganhado mais atenção nos últimos anos. Muito pelo fato de talvez ser um estilo mais aconchegante e acolhedor. Através dela é possível transmitir para os ambientes uma sensação de conforto somada ao afeto e nostalgia.

O que é decoração rústica afinal?

No dicionário, a palavra “rústico” está relacionada ao campo, à zona rural, àquilo que aparenta simplicidade, rude e sem acabamento. Mas dentro do âmbito da arquitetura e interiores, esse conceito vai um pouco além. O estilo rústico é cômodo, casual e resgata o contato com a natureza em uma maneira de viver mais simples, leve e descomplicada. Possui um aspecto antigo, campestre, onde o passado é evidenciado e as imperfeições são vistas como belas, pois contam uma história.

É muito comum logo vir à mente uma casa nas montanhas ou mesmo uma fazenda quando pensamos em decoração rústica. Porém, foi-se o tempo em que uma residência com estilo rústico era exclusividade das casas de campo. As residências urbanas tem se apropriado cada dia mais desse conceito.

Principais características do estilo rústico

Tons terrosos e neutros

Quanto o assunto é decoração rústica, as cores terrosas e neutras são as protagonistas. Dê preferência aos alaranjados, marrons, vermelhos e rosas queimados. Essas cores aquecem e trazem aconchego ao ambiente.

Esse conceito também abrange os tons da decoração minimalista como o branco, off-white, bege, cinza e até o preto, que compõem muito bem com a madeira e os outros materiais naturais.

Madeira

De todos os materiais, a madeira é com certeza a grande estrela da decoração rústica. Ela nos conecta diretamente com a natureza e é um material que aguça vários sentidos: agradável à vista, tem o toque quente e macio. Por isso, ela é tão valiosa na decoração de uma casa, principalmente no estilo rústico. Ela pode estar no piso, no revestimento de parede, nos móveis e peças de decoração. Além de decorar, ela traz calor e vida para o ambiente.

Metais

O cobre é o queridinho na decoração rústica. Seguindo uma linha mais retrô e vintage, o cobre remete aos antigos tachos de fazer doce das fazendas e aos alambiques de cachaça, facilmente encontrados nas casas dos avós ou bisavós. 

Além dele, outra opção é o ferro. Panelas, móveis e objetos decorativos feitos em ferro fazem parte deste estilo, principalmente quando aplicados em uma cozinha rústica, por exemplo.

Revestimentos naturais

Nem só de madeira vive a decoração rústica. Outros materiais podem representar a força do tempo e da natureza, como por exemplo, pedras, tijolinhos, bambu, linho, vime e rattan. Ao utilizar materiais com características mais rudimentares, dois conceitos são fundamentais e devem ser levados em conta: os conceitos de contrastes e harmonia.

Iluminação acolhedora e intimista

O estilo rústico é um estilo quente. Por isso, um bom projeto de iluminação requer uma luz suave, indireta e aconchegante. Usar luminárias de piso, abajures e pendentes para criar uma meia-luz. Escolha lâmpadas amarelas e com potência mais fraca, que vão ajudar a criar um clima intimista e acolhedor para encerrar o dia com a sensação de se estar em uma casa de fazenda.

Natureza na decoração

Como dito logo no início deste artigo: o significado da palavra “rústico” é relativo ao campo, à zona rural. Por isso, quando a ideia for criar um ambiente seguindo esses preceitos, o uso de plantas não pode faltar. A vegetação traz mais vida aos espaços e é ela que confere uma experiência mais próxima da natureza. Misturar flores e folhas é uma ótima alternativa.

Artesanato

Toda decoração também conta com objetos e peças capazes de trazer personalidade e agregar ainda mais valor estético ao ambiente. Assim sendo, uma ótima maneira de complementar a decoração é com artesanatos. Desde um tapete de crochê, uma manta de fuxico ou uma escultura de barro, o Brasil é rico em trabalhos manuais que valorizam a nossa cultura. 

Imperfeição

No estilo rústico a imperfeição é vista como algo belo. Os móveis e peças de decoração podem ser pintados ou deixados em seu estado original. As paredes podem revelar seu aspecto natural, quer seja pedra ou tijolo. Portanto não se preocupe muito com acabamentos. Os móveis antigos e rurais trazem marcas do passado. Invista em peças antigas, com personalidade e histórias. Quanto mais velhas forem as peças, melhor. Abuse da informalidade e não fique preocupado em manter tudo guardado e “escondido”.

Por fim, concluímos que a decoração rústica apresenta tantas possibilidades. Trata-se de um clássico que nunca sairá de moda e que expressa literalmente o termo de “refúgio natural e intocável”. Tudo o que buscamos para compensar nossos ritmos intensos de trabalho, do cotidiano corrido e estressante.